Skip to content

Lavar as Meadas – Washing Singles

May 3, 2016
tags: ,

A meada roxa já foi lavada. A meada laranja vem directamente da bobine – parece mais direitinha, mas está bem mais suja. Depois de fiar, costumo dar um bom banho a cada meada para tirar a lanolina e sujidade residual. O fio torna-se mais macio e branco. O único senão é a torção que é ‘reactivada’ e forma estes caracóis nos fios singelos. Li há pouco tempo que há quem evite lavar antes de tricotar, precisamente para evitar este aspecto nas meadas. Eu vou continuar a lavá-las. Ao serem trabalhados, os fios ficam direitos na mesma e é sempre mais agradável tricotar com o fio limpo e fofo.

The purple skein has been washed. The orange one comes straight from the bobbin – it looks smoother but it’s actually dirtier. After spinning, I always give each of my skeins a good warm bath, to get rid of lanolin and dirt. The wool blooms, becomes softer and whiter. The only downside is the reactivation of the twist. Hence these small curls in single yarn. I recently read some advice about not washing your yarn before you knit to avoid the ‘curly look’. I think I’ll stick to washing though. When knitted, both washed and unwashed yarns look the same and the washed version always feels much nicer to work with.

6 Comments leave one →
  1. May 3, 2016 8:54 am

    Que bonitas que estão as duas! Para não encaracolarem há a técnica de secar as meadas com um peso que as mantenha esticadas.

    • May 4, 2016 4:41 pm

      Obrigada Rosa! Essa técnica costumo usar, e realmente o fio fica direito, sem nenhuma torção que possa interferir no tecido tricotado. Mas não me tira completamente os caracóis. Lavando o fio ainda ensarilhado era capaz de resultar, mas a logística doméstica ainda não dá para isso.

  2. May 3, 2016 10:18 am

    Olá Filipa,
    Que estranho isso a mim não me costuma acontecer… costumo lavar à mão e antes de as por a secar na corda “bato-as” na parede para tirar o excesso de água… não sei se ajuda ou se estou a fazer uma grande asneira mas a verdade é que nunca “encaracolaram” depois de secas… espero que ajude

    Sara

    • May 3, 2016 4:25 pm

      Olá Sara!
      Uma das coisas que não referi no post é que isto não me acontece com outros tipos de lã. As churras ficam direitas mas este merino, com fuso ou roda, com muita ou pouca torção, tem sempre esta tendêcia. É uma lã tão elástica e frisada que ao relaxar (com a água) nota-se a diferença.

      Se a tua lã está boa depois de batida, então não é asneira nenhuma – o resultado tira logo as dúvidas! E a minha avó diz que há lã que “aguenta muita porrada“, por isso….

  3. Isa permalink
    May 4, 2016 2:10 pm

    Olá Filipa ia dar-te a sugestão de dar pancada às meadas: é um método de terminar fios handspun dos meus favoritos, não só pelo libertamento de stress, mas também porque liberta alguma da torção excessiva e comigo resulta para ter fios balanceados. Podes ver outros métodos de terminar fios fiados à mão aqui: http://knittyblog.com/2013/09/jillians-spinning-finishing-yarn/
    Outra sugestão que te ia dar é mesmo tentar o “fulling” não só vai libertar essa torção excessiva, mas também é particularmente útil nos singles porque os vai tornar mais resistentes, e evitar que criem borbotos no futuro: http://knitty.com/ISSUEwinter06/KSwin06GS.html

    • May 4, 2016 4:51 pm

      Muito obrigada Isa! O fulling é o que eu jã usei para fazer singles muito grossos🙂 Não sabia que se chamava assim, mas gosto muito do método. Isto do “whacking“ é que ainda não experimentei com o merino – mas faz sentido! As minhas meadas de Churra levam todas este tratamento para largarem o pêlo que ainda têm e ficam a parecer muito direitas. Vou fazer a experiência!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: