Skip to content

Imagina… Bolsas de Estudo dos UWC – Candidaturas Abertas

January 12, 2014
tags: ,

Não é muitas vezes que me desvio aqui da lã e afins. Mas não podia deixar de divulgar esta oportunidade.

Em 2006, enquanto frequentava o 10 ano  em Coimbra, candidatei-me a uma bolsa de estudo dos United World Colleges. Fui seleccionada e terminei o ensino secundário no Red Cross Nordic United World College, na Noruega. Vivi durante dois anos com outros quase 200 alunos de mais de 80 nacionalidades diferentes. Foi lá que conheci as pessoas, lugares e ideias que mudaram tudo.


As candidaturas estão agora abertas até 12 de Fevereiro e os lugares e bolsas deste ano já estão disponíveis para consulta aqui!

Até 12 de fevereiro estão abertas as candidaturas aos United World Colleges (UWC), para estudantes portugueses que desejem terminar o ensino secundário num dos 14 colégios espalhados por todo o mundo. Estados Unidos, Índia, Alemanha ou Suazilândia, são algumas daspossibilidades.

Os alunos selecionados terão oportunidade de, ao longo de 2 anos, estudarem o International Baccalaureate (IB), diploma reconhecido internacionalmente, nestes colégios criados em 1962, com o objetivo de promover o entendimento internacional para a paz e o desenvolvimento sustentável. Em Portugal, o IB tem equivalência ao 12º ano fixada pela Portaria nº 433/2005, de 19 de Abril, publicada no Diário da República – I.ª Série B.

A UWC Portugal encoraja todos os alunos que frequentam o 10º ano de escolaridade a candidatar-se. Nos UWC, os alunos poderão conviver e aprender num ambiente multicultural que privilegia a cooperação entre povos através da educação, do serviço comunitário e do voluntariado social. Os estudantes que necessitem de apoio financeiro terão bolsas de estudo adequadas à sua condição financeira.

Nelson Mandela, presidente honorário dos UWC, descreveu o Waterford Kamhlaba UWC(Suazilândia) como “um farol de esperança na noite escura do apartheid”. Já a Rainha Noor da Jordânia, que lidera o movimento, define que “o objetivo do nosso movimento educacional não é apenas produzir jovens bem formados mas educar ativistas para a paz e os líderes do futuro capazes de enfrentar os desafios das suas próprias sociedades e contribuir para a construção de pontes entre comunidades e culturas nas suas regiões por todo o mundo”.

Todos os documentos relativos às candidaturas e mais informações estão disponíveis no site da Associação UWC Portugal (http://pt.uwc.org) e através do email (info@pt.uwc.org).

Informações adicionais
Os 14 colégios estão espalhados por todo o mundo (Itália, Reino Unido, Costa Rica, Hong-Kong, Arménia, Holanda, Índia, Mostar, Canadá, Noruega, Alemanha, Singapura, Estados Unidos da América e Suazilândia). Cada colégio tem representadas cerca de 80 nacionalidades, promovendo a diversidade de alunos e docentes.

Em 1969 foi selecionada a primeira aluna portuguesa a representar Portugal nestes colégios. Há, neste momento, 9 alunos portugueses a frequentar UWC (3 na Índia, 2 nos EUA, 1 na Holanda, 1 na Noruega, 1 no Reino Unido e 1 em Itália) http://pt.uwc.org/vida-uwc/estudantes-actuais.

A Associação UWC Portugal é uma associação sem fins lucrativos que tem por objetivos a divulgação, seleção e angariação de fundos para que alunos portugueses possam representar Portugal nos UWC.

No comments yet

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: