Skip to content

“O que dizem os Portugueses”

September 16, 2013

20130927-004657.jpg

20130927-004429.jpg

Uma das coisas que mais associo com a viagem de volta a Portugal é “a conversa de fundo” que muda. A história de hospital, o horror do tempo e a trafulhice política. Tudo com grandes doses de “a vida é assim…” Começa no avião e torna-se ensurdecedora no autocarro.

Há muito para dizer, mas este projecto da Filipa Cruz (a.k.a. A sufragista) diz quase tudo. E fica excelente a enfeitar cadernos de Filosofia .

20130916-163031.jpg

2 Comments leave one →
  1. filosofaresidente permalink
    September 18, 2013 11:27 am

    Gostava que nós portugueses tivéssemos outro discurso que não este. Somos um povo com muita história, com uma história bonita, com altos e baixos como qualquer outra, mas com muita tradição. Este trabalho reflecte o quotidiano do que é ser português actualmente. Gostava que esta coisa de Ser Português fosse menos assim assim.

    • September 24, 2013 2:54 am

      Eu também sinto alguma reluctância em aceitar isto como parte de qualquer “carácter nacional”, parte de uma certa mitologia do fado e da saudade que parece ter (outra vez) ganho força nos útimos tempos. Daí o meu interesse por este projecto – tornar visível para tornar potencialmente problemático.

      Numa reportagem da SIC, “A Espuma dos Dias” uma das senhora idosas que ainda lavava roupa à mão a troco que algum dinheiro, disse que estava contente por estar a acabar a vida. Ainda bem, dizia ela, que estar vivo era só aguentar sofrimento e miséria.

      É que o “vai-se andando” no autocarro não é só dizer por dizer.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: