Skip to content

My first socks – As minhas primeiras meias

July 13, 2013

97_peter

96_peter

Nunca tinha feito meias. Foi sempre uma coisa da minha avó, que já nos fez muitos (e quentinhos) pares.  Aliás, os anos de uso por terras em que o frio aperta, dos dois lados do Atlântico, já destrui muitos dos que ela me fez. Mas, quando lhe mostrei alguns livros de tricot novos, a minha avó decidiu ensinar-me. Foi um serão até altas horas da manhã a aprender a fazer uma beira de bicos, a explicar as técnicas para medir o calcanhar e os outros passos e truques. Fizemos uma meia pequenina, de amostra, em linha de algodão branco, com as agulhas de vara de guarda-chuva (em que se trabalha muito bem, diga-se de passagem).

Quando voltei a casa foi altura de aplicar conhecimentos. Usei como base um modelo das “Malhas Portuguesas”, por ser tão parecido com as meias que a minha avó me ensinou a fazer. Já levei uma feita para avaliação e passou com distinção.  =)

Mais imagens aqui.

meiasdavo_peter

My favorite socks, handknit by my grandmother.

I had never knitted socks. It was always my grandmother’s territory, knitting us comfy warm pairs. Many years of constant wear in cold climates, on both sides of the Atlantic, have practically destroyed most of the ones she made me.  But, when I was showing her some new knitting books, she decided it was time for me to learn. We knitted a sample small sock together and stayed up until late learning tips and tricks and all the steps, in white cotton yarn with the old needles made out of umbrella parts (they work wonderfully, by the way).

When I got back home, it was time to put my knowledge to use. I worked with a model from “Malhas Portuguesas”, because it is the closest I could find to my grandmother’s socks. I’ve already shown her a complete one and I am now an approved sock knitter. =)

See more pictures here.

No comments yet

Leave a Reply

