Skip to content

As Camisolas de Santa Maria

June 2, 2013

Digital StillCamera

 Já antes tinha falado nas camisolas de Santa Maria, mas o novo video do projecto “Lã em Tempo Real” deu-me a desculpa perfeita para finalmente as ir buscar ao armário. São 3 mas já foram mais. Uma acabou numa manta de retalhos e as outras encolheram um bocadinho com lavagens menos cuidadas. Asneiras que se fizeram, como se diz cá em casa.

As camisolas foram compradas pelos meus pais, em 83/84, quando viviam em Santa Maria. Segundo a história, eram compradas a senhoras que fiavam e tricotavam a lã das ovelhas da ilha. Era comum ainda nessa altura. Mais de dez anos depois, ainda as usei, eu e a minha irmã. E hoje, 30 anos depois, não fossem elas estarem ligeiramente encolhidas e nós ligeiramente mais crescidas, ainda estariam em uso.

Digital StillCamera

Digital StillCamera

Digital StillCamera

Não sei se terão sido feitas pela mesma pessoa,mas é possível que a a branca e a mesclada sejam da mesma casa. As lãs são todas diferentes. A branca e a cinzenta são “das que picam” um bocadinho . Já a mesclada é mais macia. Pelo que sei o fio era todo fiado à mão, e é o que parece olhando para a malha. São horas e horas de precisão e paciência.

Digital StillCamera

Digital StillCamera

Há um padrão muito claro na construção destas camisolas de Santa Maria. São todas tricotadas sem costuras laterais (em agulha circular) e sempre a direito, com um cós e punhos em “elástico” normal.  Na branca e na mesclada, as mangas são também trabalhadas sem costuras, só com mates, e cozidas depois ao corpo. Esta zona de “encaixe” das mangas é trabalhada em liga no corpo e fica assim com uma beirinha especial. A camisola cinzenta é diferente – feita com costura na manga e tricot circular no punho. A zona de “encaixe” é também ligeiramente diferente, com a costura feita por dentro e sem a tal beirinha de liga no corpo.

Digital StillCamera

Digital StillCamera

Digital StillCamera

As golas são todas iguais, altas e no mesmo ponto do cós. Para além disso, as camisolas são todas trabalhadas no peito, com diferentes motivos. A branca tem losangos em ponto de meia e liga que agora se veêm mal por causa da ligeira feltragem do tecido. Começam onde começa também a abertura da manga e vão até à costura dos ombros. A mesclada tem tranças também no mesmo sítio. Na cinzenta, o peito é todo feito em liga.

São leves, quentes e resistentes. Com um design que funciona, equilibrado e interessante. Estavam cá antes de mim e cá continuam. “Intemporal”, talvez seja a palavra certa.

Digital StillCamera

2 Comments leave one →
  1. June 3, 2013 7:49 am

    São lindas!!!

    Quem me dera ainda ter algumas das peças da minha infãncia…

    Bjs

    Mónica

Trackbacks

  1. “Tosquia” lã de Santa Maria | The Flying Fleece

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: