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Ups! The Handspun Sweater Saga – A Saga da Camisola

June 21, 2012

I’ve been in Vancouver for almost 2 months now. It has been rainy and grey, a very odd summer for me. Terrible for taking pictures of yarn.

Voltei a Vancouver há dois meses. Tem sido um Verão estranho para mim: cinzento e com muita chuva. Péssimo para fotografar fios e lã.

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One thing I brought from Portugal with me was a new project: a sweater using all my accumulated handspun yarn. I took a bagful of skeins of bulky, rustic merino yarn and the largest needles I could find in town (at Bolas de Tons – finally a good yarn shop in Coimbra!). Armed with my 12 mm needles and a swatch of satisfactory and flexible knitted fabric I went to find a pattern. Something simple, were the yarn would stand out. Stumbled upon a lovely and loose summer sweater in a Phildar magazine I had. It was designed for a much thinner commercial cotton yarn, but “with some modifications… this might just work!”.

WRONG!

 

Uma das coisas que trouxe comigo de Portugal foi um novo projecto: uma camisola feita com o fio que tenho fiado no último ano. Peguei num saco de novelos de lã de merino, muito rústico, e nas maiores agulha que consegui encontrar na cidade (na Bolas de Tons – finalmente uma boa loja de tricot em Coimbra!). Armada das minhas agulhas de 12mm e de uma amostra suficientemente flexível do fio tricotado fui procurar um modelo. Alguma coisa simples e em que o fio fosse o principal. Encontrei uma camisola de verão larga e muito bonita numa das minhas revistas da Phildar. Estava pensada para um fio comercial de algodão bem mais fino mas disse para mim “com algumas modificações… é capaz de ficar bem!”.

ERRADO!

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This turned out to be quite a mistake. Some weeks and many hours of calculations later, I had the front and the back ready to try on. Let’s just say that it was everything I did not want it to be: tight, short, bulky, and looking like an animal version of the Michelin man…. Time to start over with a pattern made for bulky yarns like mine.

Foi uma péssima ideia. Dali a algumas semanas, e depois de muitas horas a fazer contas de malhas, tinha a frente e as costas prontas a provar. A camisola era tudo o que não devia ser: apertada, curta, grossa e basicamente uma versão do boneco da Michelin… Tinha de começar de novo, desta vez sem “adaptações” duvidosas.

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This is when, by chance, I stumbled upon the wonderful work of Tara-Lynn Morrison. A knitwear designer in Canada working with handspun thick-n-thin yarns (among others), she edited some of here wonderful patterns in one lovely booklet just some weeks ago. Needless to say, I got myself a copy immediately! It is a real find and I highly recommend getting one of the last ones of this limited edition. The designs are modern, simple,  minimalistic and  uncomplicated. They emphasize the yarn and they simply work.

Foi então que por sorte encontrei o trabalho da Tara-Lynn Morrison, uma designer que trabalha no Canadá  e usa fios irregulares e fiados à mão. Os modelos de algumas das suas peças foram há poucas semanas editados num livrinho lindíssimo . Escusado é dizer que eu comprei umm assim que pude. É mesmo um achado e não posso deixar de recomendar esta edição limitada: já poucos exemplares há à venda!  As peças são modernas, simples, minimalista e descomplicadas. O fio é o mais importante na peça e as camisolas funcionam e ficam bem sem grande elaboração.

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goodnightday©

(in “Good Night, Day”)

I have not yet started to knit the Welland Sweater I am making with the handspun yarn.  I unraveled the “Michelin horror outfit” and then had to wait until yesterday for the needles I ordered from a specialized USA online store. No Vancouver shop carries 19mm circulars…

 Ainda não comecei a tricotar a Welland Sweater que quero fazer com o tal fio. Desfiz a camisola “boneco da Michelin” e depois fiquei à espera das agulhas que chegaram no correio ontem. Tive de mandar vir de uma loja da especialidade online, americana. Não havia loja em Vancouver que tivesse circulares de 19 mm ….

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To be continued… Continua…

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